Atualmente, a obesidade é considerada um dos maiores transtornos de saúde pública em âmbito mundial, sendo caracterizada como uma patologia que favorece o desenvolvimento de inúmeras outras doenças sistêmicas, e com base nestes dados preocupantes, fica claro que medidas de prevenção precisam ser implantadas.
Em busca de como combater esta patologia foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo, Lilacs, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e busca de dados no Google Acadêmico de artigos científicos publicados até 2015 utilizando como descritores isolados ou em combinação: treinamento de força, qualidade de vida, obesidade, perda de peso.
A conclusão que se obteve é que a prática do TREINAMENTO DE FORÇA tem uma grande influência na perda de peso e torna-se um aliado na recuperação dos componentes básicos da estrutura corporal favorecendo uma melhora da qualidade de vida dos praticantes e a saúde de modo geral.
Fonte:
Arch Health Invest (2016) 5(1): 1-7 © 2016 – ISSN 2317-3009 http://dx.doi.org/10.21270/archi.v5i1.1293 Arch Health Invest 5(1) 2016 1