fbpx

Reforçando os músculos dorsais

Reforçando os músculos dorsais

“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez.” A máxima do poeta Jean Cocteau é válida para diversas áreas da nossa vida. Se pensarmos bem, até mesmo a conquista do corpo ideal se adéqua à ela.

É claro que não estamos falando em sacrifícios gastronômicos ou dietas radicais que possam comprometer a saúde, mas uma rotina regrada de exercícios pode, sim, levá-lo à boa forma e a um estilo de vida mais saudável.

O primeiro passo é determinar metas alcançáveis e felicitar a si mesmo à medida que vai atingindo cada uma delas. Lembre-se de que você não está fadado a ser “o sedentário que não consegue emagrecer” para o resto da vida.

Para mudar essa situação, basta mudar de atitude: inclua exercícios físicos e uma alimentação saudável em sua rotina. Você deixará de ser sedentário e eliminará gorduras.

E de “brinde”, você ainda se sentirá mais disposto e diminuirá os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

Você pode aderir à rotina de exercícios com a matrícula em uma academia ou contratar um personal trainer que irá auxiliá-lo de maneira personalizada a alcançar seus objetivos.

E as costas sem dor e bem definidas dos seus sonhos podem se tornar realidade, independentemente da modalidade que você escolha. Só é necessário ter dedicação.

Para ajudá-lo, preparamos uma seleção de dicas de exercícios para o fortalecimento dessa parte do corpo.

Mexa essas costas

Dores nas costas fazem parte da rotina de muitas pessoas, que já até se acostumaram a conviver com esse incômodo.

Se levarmos em conta que os músculos dorsais são usados para muitas atividades de nosso dia a dia, essas dores são um verdadeiro transtorno. Isso sem contar que dela, podem derivar outros problemas, como dificuldades para dormir, fadiga, estresse e dores em outras partes do corpo.

A construção de músculos dorsais mais fortes atenua os riscos de desenvolver cifose e dores por déficit muscular. Entretanto, é importante trabalhar os músculos corretos e manter a postura durante a prática. Caso contrário, as dores podem se agravar.

Nossas costas são subdivididas em 7 músculos:

  • grande dorsal;
  • romboides;
  • trapézio;
  • lombar;
  • eretores da espinha (ou sacro-espinhais);
  • infra-espinhal;
  • redondo maior e redondo menor.

Eles participam de grande parte dos movimentos do corpo humano e fortalecê-los impactará positivamente em praticamente todas as atividades do dia a dia, até mesmo na respiração.

Aliás, a respiração está ligada aos músculos superiores das costas, enquanto a mobilidade e a postura estão relacionadas ao dorsal e ao trapézio.

Caso você sinta dores na coluna frequentemente, pode ser um sinal de que precisa começar agora mesmo a fortalecer essa musculatura. E lembre-se: os treinos podem ser feitos em casa ou na academia.

O acompanhamento profissional é importante para adaptar cada grupo de exercícios às necessidades e ao condicionamento de cada pessoa. Caso contrário, exercícios mal executados podem resultar em dores ainda mais fortes e frequentes.

E você ainda pode associar esse fortalecimento das costas a outros exercícios para fortalecer as coxas e o abdômen, por exemplo. E assim iniciará a construção de um corpo mais saudável e tonificado.

Precauções antes dos exercícios para costas

A coluna vertebral consiste em uma estrutura óssea formada por 33 partes relativamente sobrepostas: as vértebras.

Trata-se de uma estrutura vital para nosso organismo já que, além de suportar a cabeça e o tronco, ainda abriga a medula, responsável por conduzir estímulos nervosos do nosso cérebro às diversas partes do corpo. Lesões mais sérias nas vértebras podem ocasionar perda da sensibilidade e dos movimentos de diversas partes do corpo.

Quando o assunto é perder peso e ganhar massa muscular, os músculos das costas são de grande importância.

Mas se você nunca pensou nisso, não se sinta só: existem atletas até mesmo profissionais que negligenciam essa parte. Além disso, é necessário ter muito cuidado com os exercícios realizados em casa, sem supervisão, pois qualquer erro de postura ou execução poderá trazer consequências.

Fique atento aos seguintes pontos básicos:

  • Mantenha a coluna SEMPRE ereta;
  • Ao pegar um objeto do chão, dobre os joelhos e não a coluna;
  • Use um cinto lombar sempre que for realizar um exercício que pode “forçar” essa parte;
  • Caso haja histórico de problemas na família, consulte um médico de esportes;
  • Aqueça as articulações próximas, girando ombros, cotovelos e pulsos;
  • Respeite sempre os limites do seu corpo;
  • Faça respirações completas, que fortalecem o abdômen e promovem a oxigenação do organismo;
  • Nunca deixe de fazer os alongamentos após o treino.

Fonte: SuperProf

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest